Movimentos eclesiais juvenis diocesanos
Ação Católica Rural (Jovens)

Ação Católica Rural (Jovens)
Grupo de Jovens de Cunha Baixa
CNE - Junta Regional de Viseu

CNE - Junta Regional de Viseu
Desde 1929 a educar jovens segundo os ideais do escutismo.
A Junta Regional é um orgão do Corpo Nacional de Escutas (CNE) e é o órgão executivo de todos os agrupamentos da Região.
É composto pelo Chefe Regional, Chefe Regional Adjunto e 2, 4 ou 6 secretários regionais, que são eleitos em lista.
Faz também parte o Assistente Regional, nomeado pela competente entidade eclesiástica. Por inerência do cargo, todos os eleitos da Junta Regional de Coimbra e o Assistente Regional têm assento no Conselho Nacional de Representantes.
Convívios Fraternos

Convívios Fraternos
É um movimento de espiritualidade e de acção dos jovens católicos que, de acordo com a orientação e directrizes da Igreja, propõe a vivência, testemunho e anúncio da Boa Nova de Jesus Cristo como oportunidade de realização individual, familiar e social de todos os jovens que a ele adiram através da participação num Convívio – fraterno e de meios individuais e colectivos de preservança postos ao seu alcance.
O movimento Convívios Fraternos corresponde a duas fases distintas, embora complementares: participação num curso a que chamamos Convívio Fraterno e caminhada em Igreja, com auxílios especiais, a que chamamos Post-Convívio.
Fundado em: 17 de Maio de 1968 para jovens, em Castelo Branco; 14 de Dezembro de 1976, para casais.
Juventude Mariana Vicentina

Juventude Mariana Vicentina
A Juventude Mariana Vicentina (JMV) é um movimento juvenil que tem por objetivo acompanhar os jovens cristãos no crescimento da sua fé, até à maturidade cristã. Também o leva a viver comunitariamente a fé inspiradora nos testemunhos de Maria e Vicente de Paulo .
O nome oficial da Associação em Portugal é: JUVENTUDE MARIANA VICENTINA (J.M.V.). A nossa insígnia ou divisa é a Medalha Milagrosa.
A JMV é a mesma Associação dos Filhos e Filhas de Maria, que teve origem nas aparições da Virgem Maria a Santa Catarina Labouré em 1830. Foi aprovada por Pio IX em 1847 e posteriormente confirmada por outras disposições da Santa Sé.
A JMV é um movimento de leigos composto e orientado por leigos. JMV é um modo ser cristão hoje, na Igreja rejuvenescida e enriquecida pela diversidade dos carismas que o Espírito Santo vai suscitando através dos tempos.
A JMV conta com o apoio dos Padres da Congregação da Missão (Padres Vicentinos) e das Irmãs Filhas da Caridade.