“Eis a serva” - Fátima Jovem e Festival Nacional 4-5mai2019

fatimajovem2019 cartaz festivalnacional2019 cartaz (clicar nas imagens para obter cartazes)

Nos dias 4 e 5 de Maio de 2019 a pastoral juvenil em Portugal ruma ao santuário de Nossa Senhora de Fátima para viver o Fátima Jovem 2019. Será um fim de semana de grande alegria, onde a partilha, o testemunho e a comunhão com Maria estarão bem presentes! Contamos contigo e com todos os jovens portugueses provenientes de todas as dioceses e movimentos para que participem e vivam  intensamente esta peregrinação nacional! No Fátima Jovem deste ano temos uma grande novidade! No serão de sábado à noite teremos a realização do XII Festival Nacional da Canção Mensagem! Um momento único e especial onde através da música os jovens de diferentes dioceses partilharam a sua fé e alegria em seguir e viver Jesus Cristo! Será uma grande festa!

Programa e Inscrição

Caminhar junto ‘com’ os jovens

Apresentação e reflexão do documento final da XV Assembleia dos Bispos com o tema “Os Jovens, a Fé e o discernimento vocacional”.

Numa iniciativa do Departamento Nacional da Pastoral Juvenil (DNPJ), no dia 23 de fevereiro, no Seminário de Leiria, reuniram-se para participar de um momento reflexivo de acolhimento e aprofundamento do documento final da XV Assembleia Geral Ordinária do Sínodo dos Bispos de 2018, mais de 70 agentes da pastoral juvenil nacional, representantes de movimentos e congregações, tendo a diocese de Viseu levado uma delegação de 4 elementos: Lúcia Morgado, Sandra Gomes, Fernando Chapeiro e Diác. João Soabres, elementos da Comissão Diocesana da Juventude que procura refletir acerca do acompanhamento dos jovens.

Continuar a ler

JMJ Portugal 2022, uma ponte do futuro para o agora dos jovens!

Ao ouvir, com muita alegria, a declaração de que Portugal irá ser palco para a realização da Jornada Mundial da Juventude em 2022, e recolhendo algumas reações eruditas acerca deste anúncio, partilho o testemunho do meu olhar sobre os jovens, entre o sonho e a realidade. As próximas JMJ, em Portugal, poderão vir a ser:

― Um desafio grande para um país pequeno, mas com memória de uma alma grande, que a perdeu e precisa de restaurar em favor do agora dos jovens, conforme o Papa Francisco tem vindo a sugerir desde a visita “ad limina” dos Bispos em 2015, em que se referiu como questão séria a “debandada dos jovens”.

pontes2panamá em Sátão

No fim de semana de 26 e 27 de janeiro, realizou-se no Sátão, Arciprestado do Dão o encontro juvenil, Pontes2Panamá.

O objetivo principal deste encontro foi fazer a ponte digital com a XXXIV Jornada Mundial da Juventude (JMJ), que ocorreu no Panamá e foi presidida pelo Papa Francisco.

Assim, durante os dois dias do fim de semana, uma centena de jovens de vários pontos da Diocese de Viseu, viveram todo o espírito de uma JMJ, participando em 3 catequeses, ministradas pelos Padres José Cardoso, André Silva e Eurico Sousa, peregrinando, rezando a Via Sacra das jornadas e assistindo à Vigília com o Papa Francisco em direto, tendo tido a possibilidade de estar em presença do Santíssimo Sacramento, uma vez que o mesmo foi exposto ao mesmo tempo que também era exposto no Panamá.

Houve vários momentos de partilha e convívio entre os jovens, que, graças à colaboração dos agrupamentos de escuteiros de Ferreira de Aves, Rio de Moinhos, Sátão e São Miguel de Vila Boa, puderam usufruir de todas as condições para passarem dois dias fora de casa, vivendo e experienciando as sensações que se sentem ao viver uma JMJ.

Para além dos agrupamentos de escuteiros e de alguns grupos de jovens, toda a sociedade civil colaborou para a realização deste evento, como sejam as Camaras Municipais de Sátão e Aguiar da Beira, algumas Juntas de Freguesia e imensos estabelecimentos comerciais, ao verdadeiro espírito das JMJ.

pontes2panamá em Oliveira de Frades

Nos dias 26 e 27, estiveram reunidos 36 jovens e 8 coordenadores dos Grupos Juvenis do Arciprestado de Lafões. Foram dias de intensa alegria, motivados sobretudo pela JMJ no Panamá. Os participantes tiverem a oportunidade de participar de um Peddy Paper pela Vila de Oliveira de Frades, com temáticas relacionadas ao tema da JMJ. Tudo aconteceu num clima de partilha, convívio e espiritualidade missionária.

Mensagem do Papa para as Vocações