PASTORAL JUVENIL DA DIOCESE DE VISEU

Movimentos eclesiais juvenis diocesanos

Ação Católica Rural (Jovens)

Ação Católica Rural (Jovens)

Ação Católica Rural (Jovens)

Quanto a grupo de Jovens, a Acção Católica  Rural (ACR), neste momento tem a funcionar:
 
A NÍVEL DIOCESANO:
Equipa Diocesana de Viseu
Grupo de Jovens Inter Paroquial
Grupo de Adolescentes Diocesano
Grupo Infantil Diocesano
 
NAS PARÓQUIAS:
Grupo de Jovens de Castelões
Grupo de Jovens de Bodiosa
Grupo de Jovens de Cunha Baixa

Ler mais

CNE - Junta Regional de Viseu

CNE - Junta Regional de Viseu

CNE - Junta Regional de Viseu

Desde 1929 a educar jovens segundo os ideais do escutismo.

A Junta Regional é um orgão do Corpo Nacional de Escutas (CNE) e é o órgão executivo de todos os agrupamentos da Região.
É composto pelo Chefe Regional, Chefe Regional Adjunto e 2, 4 ou 6 secretários regionais, que são eleitos em lista.

Faz também parte o Assistente Regional, nomeado pela competente entidade eclesiástica. Por inerência do cargo, todos os eleitos da Junta Regional de Coimbra e o Assistente Regional têm assento no Conselho Nacional de Representantes.

Ler mais

Convívios Fraternos

Convívios Fraternos

Convívios Fraternos

É um movimento de espiritualidade e de acção dos jovens católicos que, de acordo com a orientação e directrizes da Igreja, propõe a vivência, testemunho e anúncio da Boa Nova de Jesus Cristo como oportunidade de realização individual, familiar e social de todos os jovens que a ele adiram através da participação num Convívio – fraterno e de meios individuais e colectivos de preservança postos ao seu alcance.

O movimento Convívios Fraternos corresponde a duas fases distintas, embora complementares: participação num curso a que chamamos Convívio Fraterno e caminhada em Igreja, com auxílios especiais, a que chamamos Post-Convívio.

Fundado em: 17 de Maio de 1968 para jovens, em Castelo Branco; 14 de Dezembro de 1976, para casais.

Ler mais

Juventude Mariana Vicentina

Juventude Mariana Vicentina

Juventude Mariana Vicentina

A Juventude Mariana Vicentina (JMV) é um movimento juvenil que tem por objetivo acompanhar os jovens cristãos no crescimento da sua fé, até à maturidade cristã. Também o leva a viver comunitariamente a fé inspiradora nos testemunhos de Maria e Vicente de Paulo .

O nome oficial da Associação em Portugal é: JUVENTUDE MARIANA VICENTINA (J.M.V.). A nossa insígnia ou divisa é a Medalha Milagrosa.

A JMV é a mesma Associação dos Filhos e Filhas de Maria, que teve origem nas aparições da Virgem Maria a Santa Catarina Labouré em 1830. Foi aprovada por Pio IX em 1847 e posteriormente confirmada por outras disposições da Santa Sé.

A JMV é um movimento de leigos composto e orientado por leigos. JMV é um modo ser cristão hoje, na Igreja rejuvenescida e enriquecida pela diversidade dos carismas que o Espírito Santo vai suscitando através dos tempos. 

A JMV conta com o apoio dos Padres da Congregação da Missão (Padres Vicentinos) e das Irmãs Filhas da Caridade.

Ler mais