A 7km... desenhando um itinerário 2019-2022

JMJPortugal2022“A 7km...” é a distância entre Emaús e Jerusalém (cf. Lc 24,13; “duas léguas” = aprox. 7km).

PUBLICAÇÕES: Descarregar PDF's (todos os meses na Oração Taizé)  | Subsídios da Semana de Oração pelas Vocações EVENTOS: pontes2panamá (26-27jan2019) |Assembleia Nacional de Jovens (Leiria, 23fev2019)| Assembleia Diocesana de Jovens (Senhor dos Caminhos, 13 abril 2019) | Oração mensal com cânticos de Taizé (igreja dos Terceiros, ver datas no evento) | Põe-te a tralhão! Não te ponhas na alheta!

Siloé'18

E vós, jovens, quais são os medos que tendes? Que é que vos preocupa mais profundamente? Um medo «de fundo», que existe em muitos de vós, é o de não ser amados, bem-queridos, de não ser aceites por aquilo que sois. (...) Da certeza de que a graça de Deus está connosco, provém a força para ter coragem no presente: coragem para levar por diante aquilo que Deus nos pede aqui e agora, em cada âmbito da nossa vida; coragem para abraçar a vocação que Deus nos mostra; coragem para viver a nossa fé sem a esconder nem atenuar. (...)  À jovem Maria foi confiada uma tarefa importante, precisamente porque era jovem. Vós, jovens, tendes força, atravessais uma fase da vida em que certamente não faltam as energias. Usai essa força e essas energias para melhorar o mundo, começando pelas realidades mais próximas de vós. Desejo que, na Igreja, vos sejam confiadas responsabilidades importantes, que se tenha a coragem de vos deixar espaço; e vós, preparai-vos para assumir estas responsabilidades.

Os responsáveis da Pastoral da Juventude da Diocese de Viseu prepararam para vós mais um Encontro "Siloé". Esta palavra quer dizer "Enviado" e sugere-se, com este nome, "batizar" o encontro anual de jovens que, a partir do Crisma (ou à volta da celebração deste Sacramento) se percebem com aquela maturidade suficiente para levar do "reservatório" do ser de discípulos a coragem de ser missionários na e a partir da Igreja que somos, para o mundo onde vivem outros jovens sedentos de Jesus. Os assistentes diocesanos da Pastoral da Juventude de Viseu apresentam, com este encontro, uma nova forma de reprogramar o acompanhamento dos jovens que, para além deste evento anual, se requer mais concentrada nos arciprestados e nas paróquias/unidades pastorais.

TEMA: «Maria, não temas, pois achaste graça diante de Deus (Lc 1, 30; JMJ 2018)

OBJETIVO: Proporcionar uma caminhada aos jovens da Diocese de Viseu que, desde os 6 arciprestados, os leve a experimentar o encontro das diferentes realidades e sensibilidades juvenis da nossa Igreja diocesana; acolher no seio da aventura juvenil os jovens crisma(n)dos dos vários arciprestados, testemunhando a alegria de ser jovem e discípulo-misisonário de Jesus Cristo.

DESTINATÁRIOS: Jovens de todos os grupos, movimentos, associações ou obras dos 6 arciprestados da Diocese de Viseu; jovens crismados neste ano pastoral 2017-2018; outros jovens que os catequistas do 10º ano de catequese e animadores considerem ser importante acolher no acompanhamento a partir deste evento.

DATA: 14 de julho de 2018 (sábado)

LOCAIS: Termas de S. Pedro do Sul > Vouzela

PROGRAMA:

09:30 - ACOLHIMENTO/ORAÇÃO nas Termas S.P.Sul
10:00 - CAMINHADA
12:30 - ALMOÇO partilhado em Vouzela
14:00 - AVENTURA
16:00 - MOMENTO DE ORAÇÃO FINAL
17:00 - LANCHE/DESPEDIDA

OBSERVAÇÕES:

1. Para o almoço será preciso que cada participante traga algo para partilhar (doces, salgados, bebidas, etc.);
  2. Sugere-se que todos tragam vestuário desportivo e proteção solar;
  3. Sugere-se que os jovens aprofundem em grupo, pelo menos, a mensagem do Papa Francisco para a XXXIII Jornada Mundial da Juventude;
  4. Os animadores de jovens e catequistas do 10º ano do Arciprestado de Lafões serão convocados para colaborarem na realização da atividade;
  5. Todos os agentes que acompanham a juventude na Diocese de Viseu estão chamados a colaborarem na divulgação deste evento;
  6. As inscrições estão abertas até ao dia 12 de julho de 2018 e sugere-se que sejam nominais (individualmente e não em grupo).

MARKETING: Cartaz